Aparelhos Ortodônticos – Conheça as diferenças

Aparelhos Ortodônticos

O mais conhecido é o aparelho fixo, em que os bráquetes são colados aos dentes e as bandas (anéis usados mais nos molares), cimentadas. Atualmente o uso de bandas tem sido substituído pelas colagens de bráquetes, melhorando a higiene. Os bráquetes podem ser metálicos (liga de aço inox), metálicos livres de níquel ou estéticos (porcelana ou safira). A escolha por um ou outro depende das necessidades do caso e do paciente, sendo cada vez mais possível adaptar o planejamento aos estéticos (safira).

Há também os não menos conhecidos aparelhos móveis (removíveis), com desenhos variados conforme o objetivo e fase do tratamento. Pode ser para tratar grandes desvios, usados desde o início, ou no final, para manutenção dos resultados alcançados com aparelho fixo (Placa de Contenção). Quando se quer correção de tamanho e/ou postura dos ossos e músculos da face, usamos aparelhos móveis ortopédicos, normalmente apresentam desenho de monobloco de acrílico ficando solto na boca para liberdade de movimentos.

Em tenra idade (a partir dos 5 anos de idade) muitas crianças precisam aumentar o tamanho do céu-da-boca, sendo indicado o aparelho expansor fixo ou móvel, em que, na maioria, é ativado em casa através de chave própria. Brincamos com os pacientes mirins que esta é a chave do céu-da-boca! É um aparelho que causa alguma estranheza no primeiro dia, mas muito bem tolerado pelos pacientes após. E trás um benefício fantástico, melhora respiração, fala, estética do sorriso, além de prover espaço para a troca dos dentes.

Não podemos esquecer-nos do ainda indicado aparelho externo, conhecido por alguns como “Freio”. Usado na fase certa (antes dos segundos molares erupcionarem) é o melhor tratamento para a projeção acentuada dos incisivos superiores, podendo ser liberado do uso na escola, o que facilita a aceitação por parte dos pacientes. Temos novas tecnologias para substituir este aparelho, mas podem não ser tão efetivas, depende do caso e da idade do paciente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: