Um Bebê, 30 dias na California e uma nova forma de ver o mundo (e a Odontologia)!

Pedrinho conhecendo a calçada da fama em seu primeiro dia em Los Angeles. turismo na California

Pedrinho conhecendo a calçada da fama em seu primeiro dia em Los Angeles

No dia 3 de setembro de 2015, minha esposa, eu e nosso primeiro filho (Pedro) embarcamos em férias para os EUA. Destino final: San Diego, California. Estávamos empolgados com a aventura que tínhamos pela frente. Seriam longas férias. Vinte e três dias de descanso e muito tempo para curtir com o Pedrinho.

Após dois vôos de 7 horas, o primeiro até o Panamá e depois direto para Los Angeles, finalmente chegamos. A parada em LA seria rápida, apenas 3 dias para recuperar as forças e seguir de carro para San Diego, onde ficaríamos num lindo apartamento à beira-mar.

Como nem tudo sai como planejado, a chegada em San Diego não foi assim tão maravilhosa.

Verdade seja dita, o apartamento não era assim tão lindo e a região, escolhida por marinheiros em  primeira viagem à Califórnia, era o “olho do furacão” das festas do terceiro feriado mais importante para os americanos, o Dia do Trabalho. A data ainda é famosa por marcar o encerramento do verão e o dia em que os estudantes universitários “enlouquecem” porque recomeçam as aulas.

E o que isso tem a ver com uma nova visão de mundo? Após o choque inicial, o banho de água fria da chegada, fizemos contato com a proprietária do apartamento que havíamos alugado manifestando nossa intenção de procurar outro apartamento. A resposta veio de forma muito rápida.

Obviamente fomos questionados sobre o que nos motivava a sair. “Nada demais”, respondemos cordialmente. “Apenas não parece o lugar mais adequado para passar nossas férias com um bebê de 5 meses”. Ok, pode-se dizer que utilizamos de um certo eufemismo aqui. O apartamento era o caos completo!

Mas a sequência dos fatos é que foi surpreendentemente positiva, pois a resposta da proprietária do imóvel foi: “Tudo bem, pessoal. Não quero o dinheiro de vocês. Quero que fiquem felizes.”

Este foi apenas o primeiro exemplo do que estávamos prestes a conhecer. Nos dias seguintes foram muitos e muitos outros momentos onde víamos que as pessoas faziam o certo simplesmente porque era o certo. Bom senso passava a ficar muito próximo de consenso. Claro, faz todo sentido. Se quero que parem na faixa de segurança para eu atravessar, eu também paro! Se quero que respeitem minhas coisas, eu respeito a dos outros. E assim vai. De volta aos atendimentos aqui na SABRE, comentei com um paciente: “minha impressão foi de que as pessoas enxergam à sua volta”. Ao que ele me respondeu: “É exatamente isso! Ninguém esbarra em ninguém! As pessoas enxergam mais do que o próprio umbigo.”

Cartaz colado em uma praça em La Jolla, California, avisando a pessoa que esqueceu um mp3 player para ligar para a pessoa que o encontrou.

Cartaz colado em uma praça em La Jolla, California, avisando a pessoa que esqueceu um mp3 player para ligar para a pessoa que o encontrou. “Esqueceu um tocador de músicas? Ligue para o Jim…”

Ótimo. Mas onde entra a Odontologia nessa história? Estando no país que é referência no assunto, resolvi ver de perto como as coisas andavam por lá. Esta cultura de fazer o certo, estaria refletida também no tratamento das pessoas? Após conseguir com um amigo uma ótima oportunidade de visitar mais de dez clínicas Odontológicas no condado de San Diego, escolhi as duas que mais se pareciam com a SABRE para uma visita mais aprofundada. Em ambas, fui extremamente bem recebido pelos cirurgiões-dentistas responsáveis e proprietários das clínicas. Após algumas horas de acompanhamento clínico e conversa com os dentistas e demais  integrantes das equipes, ficou realmente evidente aquilo que já se via nas pequenas coisas nas ruas: o certo é o certo!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: