Hipersensibilidade dentária: a solução pode ser bem mais fácil do que você imagina!

Texto explicativo sobre as formas de aliviar o desconforto da sensibilidade dentária ao ingerir gelados

Verão chegando, praia, sol, sorvete, picolé… Arrepiou só de pensar? Calma!

Texto explicativo sobre as formas de aliviar o desconforto da sensibilidade dentária ao ingerir gelados

Pode ser mais fácil do que você imagina eliminar o desconforto da hipersensibilidade dentária. Escrevo este post porque mais e mais pacientes chegam até as unidades da SABRE Odonto com queixa de sensibilidade nos dentes e/ou gengivas. De fato, há poucos minutos, uma paciente me mandou uma mensagem via facebook com esta queixa.

Este problema não é uma novidade. Em um estudo científico publicado em 2013, foi relatado que cerca de 25-30% da população adulta apresenta queixa de sensibilidade dentária. Muitas vezes, o tratamento pode realmente ser um pouco mais complexo, envolvendo recuperação de áreas de raiz exposta com resina (uma espécie de esmalte artificial) ou enxerto de gengiva. Contudo, em muitos casos, é bem mais simples! Temos resolvido o problema dos pacientes da SABRE Odonto com uma simples pergunta:

Que creme-dental você tem usado?

A resposta nós normalmente já sabemos e a pergunta é feita apenas a título de confirmação, pois a maioria das vezes os pacientes relatam o uso de COLGATE LUMINOUS WHITE ou ORAL-B 3DWHITE, duas marcas comerciais de dentifrícios “clareadores”.  Com muita propaganda na mídia e a promessa de clarear o sorriso, a utilização destes produtos tem sido muito ampliada. Na prática, o que percebemos é que poucos dias após a suspensão do uso dos mesmos, o desconforto começa a desaparecer sem qualquer outro tratamento adicional. Simples assim! Além disso, estudos mostram que estes cremes-dentais não possuem capacidade de clarear os dentes. Sua ação é apenas em manchas externas, através de componentes mais abrasivos presentes em sua composição.

dicas para eliminar sensibilidade dentáriaPortanto, observe as dicas a seguir e curto os prazeres do verão sem sensibilidade nos dentes:

  1. EVITE o uso de cremes-dentais clareadores. Aqui na SABRE Odonto, recomendamos qualquer dentifrício com 1500 ppm de flúor (informação facilmente encontrada no rótulo).
  2. USE SEMPRE escovas de cerdas macias e uniformes e, preferencialmente, sem cerdas de borracha.
  3. CREMES-DENTAIS PARA  TRATAMENTO DA HIPERSENSIBILIDADE também podem ajudar. Dois exemplos comerciais bem conhecidos são SENSODYNE e COLGATE SENSITIVE PROALÍVIO. Ambos apresentam boa eficácia, mas temos observado relatos de pacientes com resultados mais rápidos para o Proalívio. Cabe salientar que os princípios ativos são diferentes e competem entre si, não sendo recomendado intercalar o uso de ambos.
  4. MUITO IMPORTANTE se o desconforto continuar, procure seu dentista, pois as opções de tratamento em consultório certamente poderão ajudar! Afinal de contas, quando o calor chegar forte, quem não vai querer saborear um sorvetinho?

Gostou desta matéria, curta e compartilhe ou deixe seu comentário! Ficou com alguma dúvida, não hesite em perguntar, será um prazer respondê-la. Se você é colega e tem alguma coisa a acrescentar ou algum aspecto de discordância, seja bem-vindo. Queremos enriquecer a discussão!

Renato Viegas Cremonese CRO-RS 14521 Sócio-fundador da SABRE Odonto

 

 

 

 

Renato Viegas Cremonese – Sócio-fundador da SABRE Odonto – CRO-RS 14521

6 comentários em “Hipersensibilidade dentária: a solução pode ser bem mais fácil do que você imagina!

  1. Dr. Renato Viegas, tenho alguns dentes hipersensíveis, o que tem me causado bastante sofrimento. Os dois caninos pela parte de dentro e alguns na arcada dentária de baixo. Eu tinha mania de comer guacamole com coca-cola assistindo filme, acontece que nao passava muito tempo e eu escovava os dentes. Fiquei sabendo que nao pode escovar os dentes depois de comer alimentos ácidos, mas já era tarde demais. Já tinha feito o estrago por diversas vezes. Outra coisa é que minha boca é super sensível para bactérias. Então sofri muito com gengivite, mas nenhum dentista me falou isso. Apenas faziam limpeza até uma assistente de dentista me falar sobre isso. Tratei da gengivite, mas agora tenho a sensibilidade super forte nesses dentes. E a dor é pior quando encosto a escova de dentes lá e tento escovar, parece que estou enfiando um monte de facas no dente. Existe alguma solução? Li sobre colocar resina, mas nao gostei dessa ideia de colar algo lá, porque depois para tirar se for necessário, será um sofrimento grande. Fora que acho que meu corpo rejeita resina. Sinto sempre um gosto amargo nesse canino que tem resina. Estou quase tomando a decisão de arrancar esses dentes e colocar implantes, mas como minha boca é muito sensível a bactérias, fico pensando se nao vou piorar o problema. Eu já fui a vários dentistas e nenhum tem a resposta. Existe algum tratamento no mundo que resolva isso. No Japão, por exemplo? Estou topando qualquer parada.

    • Olá. Sua mensagem veio anônima. Por isso, vou tratá-la por você.
      Seu caso tem solução sim. Por mais que esteja tão preocupada a ponto de pensar em extrair os dentes, muitas vezes a solução é bem mais simples. Existem produtos de fácil aplicação para áreas hipersensíveis que muitas vezes trazem muito conforto sem nenhum sofrimento. Precisaríamos conversar melhor para ver se este é realmente o seu caso. Vou deixar meu número 51-999030922 para você me ligar e conversamos um pouco mais. Fique tranquila! Não precisará ir ao Japão. Um grande abraço. Aguardo seu contato.

  2. OLA… TINHA MUITA SENSIBILIDADE POR CAUSA DA RETRAÇÃO DA GENGIVA HOJE JÁ NÃO TENHO MAIS USO UM CREME DENTAL QUE MAIS PARECE UM TRATAMENTO BUCAL LEVEI PARA MINHA DENTISTA ELA TB TINHA SENSIBILIDADE ELA AMOU E JÁ ESTA OBTENDO ÓTIMOS RESULTADOS COM SEUS PACIENTES MEU CONTATO E ESTE 62-981227225

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: