Minhas gengivas estão subindo… o que fazer??

A retração gengival é um problema muito comum e por muitos anos ficou sem tratamento, visto que não havia evidências de que os tratamentos plásticos seriam efetivos. Atualmente sabemos que, se bem aplicadas, as técnicas de recobrimento radicular funcionam muito bem e tem resultados duradouros. A Dra. Anna Correa, periodontista da nossa equipe, se especializou nestes procedimentos plásticos e fala sobre as causas do problema e sobre o tratamento.

retração gengival comprometendo estética do sorriso

Assimetria da linha da gengiva confere desarmonia ao sorriso

“Este é um problema bem comum entre as pessoas que tem uma ótima higiene bucal, justamente por ter como causa principal a excessiva força na escovação.”

cirurgia plastica periodontal

Você pode prevenir o problema usando uma escova bem macia. Teste as escovas! Às vezes na embalagem diz que é macia, mas não é. Se não for, troque de marca. Outros fatores também estão relacionados à retração gengival. (Veja aqui algumas boas opções de escovas!) São eles: restaurações mal adaptadas, inflamação gengival e alguns movimentos ortodônticos.

    Em pacientes que mostram uma parte das gengivas ao sorrir, o fato de um ou mais dentes estarem alongados causa uma desarmonia no sorriso, por isso, muitos pacientes nos procuram por uma questão estética, mas a Dra. Anna alerta:

    “Mesmo quando não há uma queixa estética é importante avaliar a progressão das retrações, pois em pessoas com a gengiva muito fina, a progressão pode ser rápida e é fundamental que se faça o tratamento.”

    Resultado de Recobrimento Radicular

    Veja a diferença após um recobrimento radicular!

    Depois que retraiu, a gengiva não volta mais para o lugar. Nestes casos a pessoa pode ter sensibilidade nas raízes dos dentes, cáries, dificuldade de higienizar a área e consequentemente progressão da retração. Para tratarmos este problema é preciso fazer uma micro cirurgia plástica. É um procedimento bem tranquilo, feito na clínica mesmo, com anestesia local e sem dor. Depois do procedimento também não dói.

    Dra Anna Correa Santos

    Dra Anna Correa Santos

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: