O impacto dos primeiros MIL DIAS na saúde bucal infantil

275 (gravidez)+ 365 (primeiro ano)  + 365 (segundo ano) = MIL DIAS

Este é um período crucial para o desenvolvimento das preferências alimentares da criança. Estudos mostram que os sabores dos alimentos ingeridos pela mãe durante a gestação interferem no sabor do líquido que alimenta o bebê enquanto ele está sendo gerado. O leite materno também tem o seu sabor alterado conforme a alimentação da mãe. Assim fica fácil de perceber o quanto são importantes estes primeiros mil dias da vida de um bebê. É nesta fase que são estabelecidos as preferências, os hábitos e os costumes da criança.

“A criança tem uma preferência natural pelos alimentos doces, por isso, precisamos ensiná-la a gostar também dos cítricos e amargos. É uma questão de costume. Se ela for incentivada, desde pequena, a comer legumes e frutas sem adição de açúcar, ela vai aprender a gostar destes novos sabores também. ”

É muito importante não adicionar açúcar nos alimentos dos pequenos. Estudos comprovam os benefícios da restrição do açúcar, tanto para prevenção de doenças crônicas, como para o estabelecimento de hábitos saudáveis.

morango

É importante lembrar que alimentos industrializados em geral levam algum açúcar e nem sempre conseguimos identificar isso no rótulo, pois ele vem com outro nome, como frutose, sacarose, dextrose, maltose, maltodextrina, xarope de milho. Leia atentamente o rótulo dos alimentos industrializados que você vai oferecer para o seu filho e tente evitá-los pelo menos até os 2 anos.

“ Sempre incentivo o aleitamento materno, pois sabemos que as fórmulas, em geral, tem adição de algum tipo de açúcar. Algumas mães realmente não conseguem amamentar e precisam lançar mão do leite em pó, então é bom lembrar que a partir dos 6 meses o bebê não precisa mais das mamadas noturnas, por isso devemos tentar eliminá-las. Quando isso não for possível e o bebê já tiver algum dentinho, recomendo que seja feita, além da escovação com pasta fluoretada antes de dormir, a higiene da boquinha com uma gaze umedecida durante a noite. “

Nossas recomendações para os primeiros mil dias:

– Estabelecer hábitos saudáveis desde a gestação;

– Aleitamento materno exclusivo até os seis meses;

– Introduzir verduras, legumes e frutas a partir dos seis meses;

– Não oferecer alimentos com açúcar até os dois anos;

– Usar pasta de dente com flúor após o aparecimento do primeiro dente (a mesma pasta usada pelos pais);

– Levar o bebê ao odontopediatra no primeiro ano de vida.

Dra. Carmen Lúcia Paiva Odontopediatra

Dra. Carmen Lúcia Paiva Odontopediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: