Você sabe qual a articulação mais usada do nosso corpo?

Nunca pensou nisso? Então pense num dia normal. Quantas vezes mastiga? Engole? Fala? Abre e fecha a boca? Ficou fácil agora? A articulação responsável por todas estas funções é a ATM.

ATM é abreviatura de Articulação Temporo Mandibular, ela liga a mandíbula ao crânio.

Você pode nem perceber, mas a carga muscular envolvida na mastigação é muito intensa e qualquer problema que impeça o adequado funcionamento do sistema mastigatório atrapalha muito a qualidade de vida. Dor e disfunção da ATM são comuns e resultam de uma ampla variedade de causas.

Como identifico se tenho um problema na ATM?

downloadExistem muitos sinais e sintomas que podem estar relacionados a DTM (disfunção da ATM), os mais comuns são: dor de cabeça, desconforto durante a mastigação, dor de ouvido, zumbido, dor e pressão nos olhos e, em alguns casos, estalo da articulação. Às vezes, a queixa está na dificuldade de abrir a boca. Fraturas de dentes ou restaurações podem significar um desequilíbrio. É comum pacientes procurarem especialistas como otorrino, oftalmologista ou neurologista por causa dos sintomas e não terem nenhum diagnóstico correto, pois exames de ressonância e tomografia podem acusar normalidade.

Quais podem ser as causas?

Dentes mal posicionados, próteses inadequadas, dentes ausentes são algumas das causas. Fatores psicológicos como estresse, depressão, ansiedade podem levar a condição de rigidez muscular e também originar o problema. Atualmente, com frequência, o Bruxismo é o grande vilão. Você pode estar com o hábito de ranger os dentes durante a noite em função do estresse cotidiano, o que provoca fadiga muscular e dor facial, principalmente ao acordar.

O que eu devo fazer?

Obviamente, o tratamento depende da causa do problema. Em muitos casos são utilizadas placas de acrílico que se encaixam nos dentes e auxiliam no relaxamento dos músculos. Tratamentos conservadores também incluem  uso de medicação (analgésicos durante a crise), calor úmido, fisioterapia e correção da oclusão (mordida).

placa
Quanto mais rápido for detectado o desequilíbrio, melhores são os  resultados do tratamento. Muitas vezes, a prevenção é o melhor remédio. Um problema de ATM, depois de instalado, quase sempre é progressivo. Fale com seu dentista.

 

 

 

Alini Brum Machado- odontologia SABRE

Alini Brum Machado- Estudante de Odontologia UFPEL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: