Telefone sem fio

Quem já brincou de telefone sem fio sabe que a mensagem que chega ao final sempre é modificada e até mesmo podemos entender o contrário do que queriam dizer inicialmente. Essa brincadeira tem tudo a ver com o que pode acontecer com informações disseminadas atualmente pelos meios de comunicação. Vivemos na era da internet em que a todo o momento chegam informações distorcidas e com autor desconhecido.

No início do mês, tivemos um exemplo em relação à suposta afirmação do Dr. Drauzio Varella, de que a radiografia odontológica e a mamografia poderiam ser a causa do aumento de câncer na glândula tireoide. Agora, já sabemos que foi um falso alerta, contudo queremos esclarecer esse assunto.

Realizar exames radiográficos de rotina pode fazer mal?

Pela baixa dose de radiação envolvida e pela reduzida frequência em que este procedimento se faz necessário, não. Os exames de Raio X Odontológico emitem doses ainda menores, quando comparados aos exames médicos. Segundo a literatura científica, aparelhos radiográficos bem regulados, correta indicação e execução das técnicas radiográficas são os principais fatores na proteção do paciente. Atualmente, os aparelhos radiográficos são bem colimados, o que significa que restringem a incidência dos raios X na área de interesse, prevenindo a irradiação desnecessária. Para se ter uma ideia, a quantidade de radiação (solar e entre outras) recebida por uma pessoa ao longo de um dia normal é o dobro da quantidade recebida durante uma radiografia odontológica.

interDa mesma forma como nos portamos na brincadeira do telefone sem fio, devemos nos colocar frente às novas notícias: com curiosidade e desconfiança. Ao receber uma nova mensagem, precisamos nos perguntar quem deu a largada e se realmente foi aquilo que ele quis dizer. Em outras palavras, é necessário pesquisar e conversar com pessoas e profissionais que tem conhecimento na área questionada.

Dra. Jaqueline Wermeier Rippel

Dra. Jaqueline Wermeier Rippel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: