O sonho de qualquer dentista!

Não vamos mentir! Escolhemos uma profissão bem complicada. Não que não existam outras até mais difíceis, mas de fato, Odontologia é uma carreira que exige bastante daqueles que resolvem se entregar de verdade e perseguir resultados diferenciados. 

Na área que resolvi atuar, pode ser  ainda mais complicado, pois na prótese dentária, o trabalho é realmente em equipe. Não importa o quanto o dentista esteja interessado em alcançar resultados harmônicos, belos e naturais. Se o seu braço direito, o TPD (Técnico em Prótese Dental), não estiver alinhado com este objetivo, o resultado certamente será frustrante. 

Ainda na faculdade, me encantei com a disciplina de prótese. Reabilitar um sorriso é algo muito gratificante. Devolver o conforto na mastigação também. Mas as primeiras experiências, não foram tão legais assim. O máximo esforço, não resultava diretamente em trabalhos à altura da minha expectativa. Em seguida, veio a frustração. 

Foi após a graduação, já atuando em ambiente privado, que pude escolher trabalhar com um laboratório de prótese de qualidade inquestionável. Tecnologia de ponta. Técnicos ceramistas com muita habilidade. Materiais de qualidade. Minha paixão pela prótese retornou! E desta vez com mais força. 

Contudo, sempre haviam aqueles casos em que um detalhe gerava enorme desapontamento. O “calcanhar de Aquiles” deste processo sempre foi a comunicação entre o laboratório e a clínica. Por mais que nos esforçássemos para evitar erros, com fotografias, vídeos, desenhos esquemáticos, não era raro um trabalho chegar do laboratório com algum detalhe a ser corrigido. Brincávamos aqui na SABRE que alguns casos vinham em caixinhas “Kinder Ovo”. 

E isso tudo sempre gerou um questionamento. Será que com um ceramista aqui, ao nosso lado, vendo o que vemos! Vendo o paciente, e não fotos e modelos de gesso… será que não faria diferença?  

Em conversas com outros colegas, as opiniões se dividiam. Alguns acreditavam que um laboratório próprio dentro da clínica seria sim um grande avanço e traria mais qualidade para os trabalhos. Outros, defendiam que o investimento e o trabalho não se justificavam.  Quando cursei meu MBA, ouvi numa disciplina que as empresas deveriam sim terceirizar o maior número de funções possíveis. Mas a terceirização do foco de seu negócio, não era recomendada. Ao contrário, era desaconselhada. Por que então os dentistas aceitam terceirizar a produção dos “dentes”?

Para mim, ficou claro que o caminho da criação do laboratório SABRE era apenas questão de tempo. Após um bom planejamento, investimos em uma tecnologia fantástica para produção de próteses de dissilicato  de lítio (E.Max Ivoclar), a porcelana mais parecida com o esmalte dentário que existe. Em seguida, desenvolvemos  uma parceria com outro laboratório para troca de conhecimentos e execução de uma etapa preliminar do processo. E, claro, contratamos nossa grande ceramista/artista -TPD Debora Zenker. Desde abril, já foram mais de 200 dentes reabilitados com cerâmica própria. Das mãos da grande Débora. De dentro da SABRE. Sem idas e vindas para fora. Tudo muito mais rápido! E o principal: sem caixinhas “Kinder Ovo”. 

Sem dúvida, temos um resultado fantástico para celebrar, mas o sonho que mencionei lá no título era algo maior. Lembram do detalhe, do errinho que gerava uma grande frustração por ter que mandar o trabalho de volta para o laboratório? Isso acabou aqui na SABRE. Essa semana, tive o grande prazer de dizer para minha paciente: “Senhora Rozane (ou melhor, tia Rozane) nosso trabalho ficou muito bom! Porém, se a senhora puder aguardar 20min na recepção, ele ficará ainda melhor. Pode ser?”

TPD Débora Zenker – ceramista SABRE ODONTO

Que momento!!! Débora ao meu lado, acompanhando a prova final da cerâmica, vendo o mesmo que eu, em 20 minutos resolveu aquele pequeno detalhe que antes gerava um grande transtorno. Nada de recimentar provisórios e pedir para a paciente retornar em 7 dias.  

Sonho realizado! Obrigado, Débora!  Aproveite seu novo sorriso,  tia Rozane. 


Dr. Renato Cremonese -sócio diretor da SABRE ODONTO.  

2 comentários em “O sonho de qualquer dentista!

  1. Adorei a história! Caso necessitem de um tpd especialista em prótese fixa a mais na clinica, estarei as ordens!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: