Clareamento Dentário

Manual de instruções ao paciente

O crescente interesse dos pacientes por uma melhor aparência estética do sorriso

associado ao desenvolvimento significativo de novos materiais e técnicas, incentivados por uma divulgação na mídia desse conceito de beleza, propiciou uma importante evolução da Odontologia Estética. Como a alteração de cor dos dentes é um aspecto que prejudica significativamente o sorriso e há cada vez mais uma valorização por procedimentos menos invasivos, a técnica de clareamento dental representa uma opção importante de tratamento estético. O primeiro relato do clareamento na literatura data de 1848. Desde então, diversos estudos vem sendo realizados comprovando a eficácia do tratamento e sua segurança biológica.

O correto diagnóstico da causa do escurecimento dental é fundamental no sucesso do tratamento. As causas podem ser divididas basicamente em extrínsecas – oriundos da dieta alimentar e/ou hábitos adotados pelo paciente, como café, vinho, refrigerante, chá, fumo – e intrínsecas – fluorose, traumatismo, uso do antibiótico tetraciclina durante a gravidez.

O peróxido é o agente clareador de eleição para o tratamento, seja de hidrogênio ou carbamida, e sua apresentação comercial é na forma de um gel. O mecanismo de ação consiste em uma reação de oxidação entre o peróxido e as moléculas que causam o escurecimento. Dependendo da técnica utilizada, a concentração do gel pode variar.

Sorriso clareado na clínica SABRE Odonto - Dentes Brancos

Técnica do Clareamento Supervisionado 
Realizada pelo próprio paciente com a supervisão do dentista. Utiliza-se o peróxido na concentração de 10 ou 16% aplicado em uma moldeira plástica confeccionada individualmente para cada arcada dentária do paciente. O tratamento leva em torno de 1 mês para ser concluído.

Técnica do Clareamento em Consultório (LED)
Realizada pelo dentista no consultório. Utiliza-se o peróxido em uma concentração maior (35%) e o uso do LED para ativar as moléculas do produto. Ideal para quem precisa do resultado em um curto espaço de tempo e não tem tempo ou paciência para utilizar a técnica do clareamento supervisionado.

Técnica mista
Em caso de pigmentação excessiva, pode-se utilizar a associação das técnicas supervisionada e de consultório para se obter o resultado esperado.

Antes de decidir por realizar o tratamento, é importante esclarecer alguns mitos sobre o clareamento:

CLAREAMENTO DENTÁRIO Instruções ao Paciente SABRE- É possível sim ingerir produtos com corante e até mesmo fumar durante o tratamento, desde que se respeite o período recomendado pelo dentista;

– Estudos mostram que não é necessário mais dormir com a moldeira em boca na maioria dos casos, no caso do clareamento supervisionado. Pesquisas recentes comprovam efeito excelente com aplicações de tempo reduzido, alguns casos com 15 minutos de aplicação diária, no entanto, 1h e 30 min seria o padrão atual.

– O clareamento não deixa o dente mais fraco ou poroso. O gel penetra na porosidade já existente do dente, atuando nas moléculas responsáveis pelo escurecimento da estrutura.

Agende uma consulta com os profissionais da SABRE e inicie seu tratatamento.

 

SABRE Odontologia Inteligente – Serviços Odontológicos. EPAO1871 RT Dr. Renato Cremonese CRORS14521.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: