Implantes Dentários

Os implantes são estruturas metálicas de titânio que são utilizados pelo dentista para a substituição de dentes perdidos, exercendo a função de uma raiz artificial. Atualmente os implantes podem ser usados para a substituição de perdas parciais (um ou mais dentes) ou totais (todos os dentes). Não existe limite de idade e são poucos os casos onde esse tratamento é contra-indicado.

Antes da instalação dos implantes o paciente passa por uma fase de planejamento rigoroso: primeiramente é realizado um minucioso exame clínico e são solicitados exames radiográficos (tomografia, panorâmica) nos quais o dentista avalia a qualidade e quantidade óssea do paciente – é nesse momento que é definido a necessidade ou não de enxerto ósseo – tudo para que seja executado um trabalho de qualidade e com segurança.

Observe no vídeo abaixo, como os implantes permitem a preservação dos dentes vizinhos em relação as próteses fixas.

A instalação dos implantes é realizada sob anestesia local, com duração que depende da complexidade e quantidade de implantes, variando de 40 minutos para um caso unitário até 2 horas em casos de múltiplos implantes. A recuperação é bastante rápida, normalmente em 24 horas o paciente já retoma todas as atividades normais.

Dependendo do caso e do planejamento do caso, a coroa dentária pode ser instalada através da técnica da carga imediata, onde em pouco tempo o paciente já tem seus dentes implantados. Contudo, existem casos que, após a instalação dos implantes, é necessário aguardar um período que varia de 3-6 meses para ocorrer a cicatrização óssea, período esse onde o paciente usa algum tipo de prótese provisória. Passado esse período inicia-se a parte protética onde realizamos as moldagens necessárias para a realização da prótese.

As vantagens envolvidas no uso de implantes são muitas: evita-se o desgaste desnecessário de dentes saudáveis adjacentes ao dente perdido, transforma próteses móveis em próteses fixas, ganha em segurança, estabilidade e duração do tratamento e o paciente certamente fica satisfeito e mais confortável para mastigar e sorrir.

O vídeo a seguir ilustra uma cirurgia de enxerto.

Qual a durabilidade dos implantes?
A durabilidade do implante pode ser definitiva se forem respeitadas todas as indicações do dentista principalmente referente à higiene e revisões.

Fumantes podem fazer implantes?
Sim, apesar de ser indicado que o paciente diminua ou cesse o hábito do fumo visto que prejudica o processo de cicatrização tecidual e óssea, aumentando o risco de falhas.

Qual o índice de sucesso dos tratamentos com implantes?
Os implantes têm uma taxa de sucesso entre 95% – 98% dos casos. Onde ocorrer falha da integração do implante devemos aguardar um período e, na maioria dos casos, repetir o procedimento.

Os implantes são melhores que os dentes?
Não, o implante é uma alternativa de tratamento que deve ser usada quando um dente foi perdido ou está muito prejudicado e não oferece outra opção de tratamento e necessita ser extraído. Nesses casos, existe indicação de substituição de dente por implante. Vale lembrar que os implantes necessitam de tanto cuidado de higiene quanto nossos dentes naturais.

Aprenda mais sobre implantes em Straumann Informações para Pacientes.

 

SABRE Odontologia Inteligente – Serviços Odontológicos. EPAO1871 RT Dr. Renato Cremonese CRORS14521.

11 comentários em “Implantes Dentários

  1. eo perdi 4 dentas da frente em umacidente de moto,,,quanto custa pra colocar esses dentes que foram arrancado,,??????????????

    • Bom dia, Samuel. Para podermos passar um orçamento para você, precisamos realizar uma consulta de avaliação. Além disso, uma tomografia para determinar a condição óssea da área é fundamental para que possamos elaborar o melhor plano de tratamento para seu caso. Aguardo você para esclarecer todas as suas dúvidas. Para agendar um horário, pode ligar para 30426656 (SABRE Gravatai) ou 30848084 (SABRE POA). Se preferir, envie seu número de contato para sabreodonto@gmail.com que nós ligamos para você. Atenciosamente, Dr. Renato Cremonese – sócio-gerente de RH e cirurgião-dentista responsável pelo Departamento de Prótese Dentária da SABRE Odontologia Inteligente.

  2. ola minha 3e chamo sonia e uso protese superior e inferior,,,encima tenho 3 dentes o qual ela colocou um parafuso e fes a protese que encaixa com umas borachinhas me sinto desconfortavel,,,,embaixo a mesma coisa as borraxas gastao e fico com os dentes caindo,,,,,quero saber em media quanto gastaria pra fazer protese fixa com parafusos,,,,,ou no lugar,que foi colocado os pinos botar semelhante a uma capa de dente e fazer uma nova protese com ganchos e fazer de silicine,,,,,,pois nao tenho ideia quanto vou gastar,,e como se pode parcelar,,,,sou uma pessoa que nao tenho muito recurso,mais meu maior sonho e ter uma qualidade de vida melhor estou com minha sengiva e maxilar todo machucado por as protese,,,,,,,,,obrigada por poder pedir ajuda

    • Olá. Existem muitas coisas boas que podem ser feitas para eliminar seu desconforto, mas para podermos lhe passar valores, precisaríamos agendar um horário. Qual das duas unidades da SABRE seria melhor para você? Porto Alegre (30848084) ou Gravatai (34846666). Aguardamos seu agendamento. Por favor, quando agendar, informe que fez contato pelo site. Abraço. Dr. Renato Cremonese.

    • Sim. Mas não passamos valores aqui atendendo às normas do código de Ética odontológica. Gostaria de agendar uma avaliação? Em Porto Alegre ou Gravatai?

  3. Boa noite. Quem tem periodontite pode fazer implantes? Ja estou quase sem dentes por causa desse problema.

    • Ola, Maria. Sim! Quem tem periodontite também pode fazer implantes. Existem alguns cuidados antes e após realizar o procedimento, mas pode fazer sim.
      Gostaria de marcar uma avaliação?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: