Ortodontia – aparelhos dentários

O que faz a ortodontia?
Basicamente ela movimenta os dentes e/ou ossos da mastigação, corrigindo seus desvios. O tratamento devolve estética ao sorriso, facilita a higiene dentária e corrige problemas de mordida, tudo de forma conservadora com uma tecnologia bastante avançada, segura e adequada para todas as idades. Isto mesmo, adultos também obtém grandes benefícios com o uso de aparelhos dentários.

Quais os tipos de aparelhos ortodônticos existentes no mercado?
O mais conhecido é o aparelho fixo, em que os bráquetes são colados aos dentes e as bandas (ou anéis, mais usados nos molares), são cimentadas. Atualmente o uso de bandas tem sido substituído pelas colagens de bráquetes, melhorando a higiene. Os bráquetesbraquetes safira podem ser
metálicos, metálicos livres de níquel (para os alérgicos) ou estéticos (porcelana ou safira). A escolha por um ou outro depende das necessidades do caso e do paciente, sendo cada vez mais possível adaptar o planejamento aos estéticos.
Os aparelhos móveis ou removíveis são, em geral, usados em pequenos movimentosaparelhos REMOVIVEIS dentários ou de pequenas regiões e na manutenção dos resultados do tratamento ortodôntico clássico. Neste último caso estamos falando da conhecida Placa de Contenção ou “Plaquinha”.
Há também os aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares muito úteis no período de crescimento para seu redirecionamento e adequação das funções de mastigação, auxiliando no tratamento da fala, principalmente quando associado ao tratamento fonoaudiológico. Também podem ser utilizados em crianças que apresentem Bruxismo (ranger ou apertar os dentes). São aparelhos em acrílico que ficam soltos na boca para liberdade dos movimentos, sendo retirados nas refeições.

Não podemos esquecer do, ainda indicado, aparelho externo – Aparelho Extra-oral. Conhecido por alguns como “Freio”. Usado na fase certa (antes dos segundos molares erupcionarem) é o melhor tratamento para a projeção acentuada dos incisivos superiores, podendo ser liberado do uso na escola, o que facilita a aceitação por parte dos pacientes. Temos novas tecnologias para substituir este aparelho, mas podem não ser tão efetivas, dependendo do caso e da idade do paciente.

A partir de que idade procurar uma avaliação ortodôntica? E tem idade limite?
Estas são dúvidas muito frequentes e a resposta direta e resumida é: dos 5 anos de idade até quando precisar mover dentes, o que atualmente pode passar dos 60 anos, já que estamos vivendo mais e melhor. Em tenra idade (a partir dos 5 anos de idade) muitas crianças precisam aumentar o tamanho do céu-da-boca, sendo indicado o aparelho expansor fixo ou móvel, que na maioria das vezes é ativado em casa através de chave própria. Brincamos com os pacientes mirins que esta é a chave do céu-da-boca! E traz um benefício fantástico, melhora respiração, fala, estética do sorriso, além de prover espaço para a troca dos dentes.

Conforme ocorrem as trocas dos dentes de leite pelos permanentes, em média dos 6 aos 12 anos, podemos intervir para melhorar as posições dentárias e ainda corrigir problemas de crescimento. Depois deste período, havendo necessidade de mover dentes para melhorar estética, facilitar a escovação dentária, corrigir problemas de mordida, diminuir mobilidade dentária por causa de trauma, enfim, como já foi dito, para cada caso há um aparelho e um tempo de tratamento indicado.

Além da estética, existe algum benefício que justifique o uso de aparelhos ortodônticos?
Para o ortodontista, o maior benefício ainda é a saúde bucal que é brindada por uma estética de sorriso que melhora a auto-imagem, trazendo uma satisfação muito pessoal. A saúde bucal será alcançada deixando os dentes retos, fácies de escovar, bem encaixados, favorecendo as funções de fala, mastigação, deglutição (engolir a saliva), respiração. Além destes, há os casos em que a necessidade de melhorar as condições para uma melhor reabilitação com próteses, implantes, ou longevidade periodontal. É claro que a estética do sorriso, harmonioso com os traços dos lábios e da face são objetivos buscados pelo profissional e que já justificam quando o paciente assim o deseja.

Tecnologias atuais

Invisalign-AlignersOs aparelhos estéticos avançaram muito, nos permitindo grandes correções dos desvios sem a aparência metálica que incomoda muitas pessoas ao ponto de afastar este público do consultório.

Os Alinhadores Invisíveis são placas transparentes e podem ser uma boa opção para quem não se adapta aos outros aparelhos. Lembram placas de clareamento só que mais rígidas. As opções mais conhecidas do mercado são o Invisalign e o sistema Clear Aligner que adotamos aqui na SABRE porque apresenta excelente estética e menor custo que o Invisalign. Alem disso, possui laboratório credenciado aqui em Porto Alegre, enquanto o outro precisa vir dos EUA, e pacientes CA® Clear Aligner contam com o benefício de investir somente o que for rigorosamente necessário para o seu tratamento, pois os alinhadores são produzidos individualmente, conforme a prescrição do dentista. Nossos pacientes não pagam nenhum alinhador a mais do que precisam.

Veja o vídeo explicativo do sistema Clear Aligner


Aparelhos usados para substituir o uso do extra bucal (conhecido como “Freio” ) na correção da projeção dos dentes superiores tem permitido a correção em adultos sem extração de dentes. Enquanto os Mini implantes (“piercing” colocado na gengiva em procedimento simples na cadeira do seu dentista) também nos auxiliam em inúmeros casos, diminuindo intervenções invasivas.
Enfim, novas tecnologias e modalidades de tratamento não faltam. Para cada caso, existe um tratamento ideal. Sempre vale lembrar que a ORTODONTIA é uma técnica conservadora, ou seja, vai trabalhar com a capacidade do organismo, induzindo reações intraósseas e gengivais para as novas posições dentárias. Por isto leva tempo, sendo que pequenos movimentos podem ser alcançados em 4 meses, mas em movimentos maiores o tempo estimado varia entre 15-24 meses. Dependerá do objetivo e plano de tratamento acordado entre profissional e paciente.

Dra. Dilene Magalhães Pinto

SABRE Odontologia Inteligente – Serviços Odontológicos. EPAO1871 RT Dr. Renato Cremonese CRORS14521.

2 comentários em “Ortodontia – aparelhos dentários

  1. Olá!
    Minha filha tem 10 anos, tem pouco espaço para os dentes , principalmente inferiores (ela já usou o expansor por 8 meses), então a dentista falou para extrair alguns dentes e colocar o aparelho fixo. Fiz avaliação com outro ortodontista e ele falou que teria que usar o extra-oral e uma odontopediatra, especialista em ortopedia, indicou um aparelho parecido com o expansor, tanto superior quanto inferior e com uma plaquinha metálica que fica entre os superiores e inferiores para corrigir a mordida que é um pouquinho profunda.
    Fiquei confusa com indicações tão diferentes.
    Como saber qual é o tratamento mais adequado?

    • Olá Kenya. Realmente a história que conta é muito controversa. Se quiser encaminhar os exames da sua filha para renato@sabreodonto.com.br podemos olhar e lhe dar um pouco mais de informações. Será um prazer poder ajudá-la. Segue também meu whats para qualquer outra dúvida que possua. Muito obrigado pelo contato.
      Dr Renato Cremonese. 51 999030922

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: