Radiologia Odontológica

A Radiologia é a ciência que, com a utilização dos Raios-X e dos filmes radiográficos, procura fornecer uma imagem “interna” dos constituintes e da estrutura de uma determinada região anatômica, invisíveis ao olho nu. Durante a elaboração do diagnóstico, na maioria das situações, o exame clínico do paciente deverá ser complementado com o exame radiográfico.

Na Odontologia, duas técnicas são utilizadas: extraoral e intraoral.

A técnica extraoral é requerida pelo dentista e o paciente necessita fazer o exame em uma clínica radiológica especializada. Através desse exame é possível ter um panorama radiográfico geral do paciente, porém, com pouco detalhe e com distorções. Avalia-se, principalmente, a situação do dente siso, presença de dentes extranumerários, inclinação e situação dentária em caso de tratamento ortodôntico, presença de lesões em tecido ósseo, entre outros.

A técnica intraoral é mais utilizada nos consultórios odontológicos. Dentre suas aplicações, destacam-se: diagnóstico de cárie, necessidade de tratamento de canal, visualização das raízes de dentes que serão extraídos, cistos, análise de perda de tecido ósseo entre outros. Com esse exame, temos mais detalhes e precisão de diagnóstico.

Contudo, se o objetivo do paciente for a colocação de implantes, a radiografia convencional mencionada até o momento possui duas limitações a serem consideradas: no exame, além das distorções dos tecidos, temos a projeção de apenas duas dimensões, altura e largura. Sendo assim, com a evolução da implantodontia, outro exame auxiliar de diagnóstico passou a ser muito solicitado pelo dentista: a tomografia. Através desse exame consegue-se suprir as deficiências da radiografia convencional, pois temos a captação de uma imagem sem distorção e tridimensional: altura, largura e espessura.

A decisão de qual técnica será utilizada baseia-se no minucioso exame clínico realizado pelo dentista. Ele será capaz de indicar, realizar e interpretar o exame solicitado. Após a realização do exame clínico-radiográfico, o profissional será capaz de dar o diagnóstico e fornecer a melhor opção de tratamento ao paciente, de acordo com suas expectativas e necessidades.

SABRE Odontologia Inteligente – Serviços Odontológicos. EPAO1871 RT Dr. Renato Cremonese CRORS14521.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: