Odontologia Inteligente - tecnologia

Tratamento da Cárie

Na SABRE Odontologia Inteligente nosso foco principal não é somente no tratamento em si, mas no benefício que o paciente pode ter para toda a vida. Marque uma consulta com nossos profissionais e entenda mais sobre o processo da doença cárie.

A cárie é uma doença crônica, de progressão lenta na maioria dos indivíduos que, na ausência de um correto tratamento, progride até destruir totalmente a estrutura dentária. A forma mais conhecida da doença é uma cavidade na superfície do dente, geralmente acompanhada por sensibilidade ou dor.

Com o avanço do conhecimento científico, define-se a cárie como uma doença que ocorre na dependência da interação de vários fatores, como presença de bactéria sobre o dente, composição da saliva, composição da nossa alimentação, freqüência da higiene bucal entre outros. Sendo assim, engana-se quem pensa que o tratamento da cárie resume-se na restauração do dente.

A restauração da cavidade causada pela cárie através da utilização de materiais com coloração semelhante ao dente, seja com resina ou porcelana, faz PARTE do tratamento. É através da utilização desses materiais que conseguimos recuperar a função e a estética ao paciente. Contudo, esse procedimento não impede o surgimento de novas lesões cariosas no futuro.

Nesse contexto, uma conversa com o paciente sobre sua alimentação e seus hábitos de higiene torna-se fundamental no sucesso do tratamento. A conscientização que o consumo excessivo de açúcar e a má escovação dental são fatores fundamentais no desenvolvimento da cárie deve ser esclarecido ao paciente.

Esclarecido sobre a doença, o paciente percebe que a cárie é, portanto, uma doença comportamental e que pode ser evitada. Basta a conscientização dos fatores determinantes e visitas periódicas ao dentista para que o paciente perceba que a prevenção é a melhor solução. Clique no link a seguir para ter acesso às informações mais importantes para prevenção de cáries.