Tratamento da Gengiva

Você sabia que as doenças de gengiva são um dos problemas de saúde mais disseminados no mundo? Sabia que são doenças infecciosas e que podem levar a repercussões na nossa saúde geral? Pois é, por isso, cada vez mais se estuda a infecção periodontal como fator de risco à diabetes, doença cardíaca, doença pulmonar e ao nascimento de bebês prematuros e de baixo peso. O sucesso de um tratamento periodontal depende muito do paciente, pois esse tipo de doença ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes, a qual deve ser removida de maneira adequada todos os dias; por isso a importância de uma correta orientação de higiene, da motivação do paciente e das consultas periódicas de manutenção preventivas.

Gengivite é uma inflamação causada pelo acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes. O tratamento consiste na remoção de tártaro e orientação de higiene, tanto com escova como com fio dental. Esta doença não causa sequelas nos tecidos periodontais quando tratada adequadamente, porém, quando não tratada, ela poderá, em alguns pacientes, ser a precursora de uma outra doença, a periodontite, que implica perda de tecido ósseo ao redor dos dentes. Se a periodontite também não for tratada, o paciente poderá perder os dentes por falta de sustentação óssea.

Para prevenir as doenças inflamatórias gengivais:

• use sempre as escovas prescritas pelo seu dentista
  • passe o fio dental todas as noites antes de dormir
  • visite o seu dentista periodicamente